Alunos fazem leitura de um livro por mês

Os alunos do Ensino Fundamental II participam de um projeto de leitura intensificado, que prevê a análise de um livro por mês. As classes fazem as leituras sugeridas pela escola e, em seguida, realizam as provas para avaliação do grau de entendimento e interpretação das obras. As atividades são parte integrante do projeto didático pedagógico do Colégio Brasilis, que possui forte característica de incentivo à leitura desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

No início de cada semestre, os alunos fazem uma aula especial de apresentação dos livros a serem lidos nos meses seguintes. O momento é carinhosamente apelidado de “Vitrine da Faustinha”, em uma referência ao quadro do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo de Televisão.

O 7º ano do Ensino Fundamental realizou, no mês de agosto, a leitura da obra “Ponte para Terabítia”. Já no mês de setembro, eles vão conhecer o clássico francês “Os três mosqueteiros”. Em outubro e novembro, os alunos vão ler os livros “Viagem ao centro da Terra” e “Brincadeira Mortal”.

A “Vitrine da Faustinha” é uma ferramenta divertida que chama a atenção dos alunos para os livros apresentados, instigando a curiosidade de conhecer as histórias. Para isso, é feita a visualização dos livros, discussão do enredo, levantamento de hipóteses e análise dos personagens.

Incentivo

Também como parte do projeto de incentivo à leitura, os alunos realizam atividades especiais de discussão dos textos das apostilas. Muitas vezes, as atividades são realizadas ao ar livre para tornar o momento ainda mais prazeroso.