Alunos conhecem vitrola antiga em aula de História

Os alunos do 4º ano B, da unidade I, participaram de uma aula diferente da disciplina de História. A classe estudou a História da Música Brasileira e aprendeu sobre os primeiros sucessos musicais do país. As crianças descobriram ainda que as canções eram ouvidas nas vitrolas ou tocas-discos, como também eram chamados.

Devido ao fato do aparelho não ser mais comum na atualidade, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma antiga vitrola na própria sala de aula. Eles puderam tocá-la e observá-la de perto, entendendo assim como o som do disco vinil é curiosamente captado através da agulha.

Além do toca-discos, as crianças observaram um  toca-fitas e uma fita cassete. Na mesma aula, a classe teve contato com discos de vinil de cantores famosos como Maria Bethânia, Gilberto Gil, dentre outros.

Para tornar a aula ainda mais dinâmica, as crianças ouviram alguns dos principais sucessos de J. J. Emerico (Antífona de Nossa Senhora), Antônio Carlos Gomes (O Guarani), Chiquinha Gonzaga (Atraente), Ernesto Nazareth (Odeon), Pixinguinha (Carinhoso) e Heitor Villa-Lobos (Trenzinho Caipira).

A turma aprendeu ainda que a Ópera já foi um estilo musical muito comum em nosso país e que o Choro foi o primeiro gênero musical genuinamente brasileiro, dando origem ao samba. Os estudos terão continuidade, sendo que os alunos conhecerão toda a trajetória musical do Brasil do século XVI até os dias atuais.

 

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *