Alunos conhecem evolução da teoria do átomo

Os alunos do Ensino Fundamental II conheceram os detalhes sobre a teoria do átomo. Eles participaram de um projeto de estudo que incluiu duas aulas com integração do conteúdo teórico e de vídeos educativos. A atividade foi realizada na unidade II e envolveu as turmas do 9º ano A e B.

Para iniciar os estudos, as classes aprenderam sobre toda a evolução da teoria do átomo, desde o ano 400 (a.c.). Os alunos conheceram as ideias iniciais, defendidas pelos filósofos Leucipo e Demócrito, até o modelo atual de Bohr, passando por Dalton (bola de bilhar), Thomson (pudim de passas) e Rutherford .

Já na sala de multimídia, as classes assistiram ao vídeo “Tudo se transforma, história da  química, história dos modelos atômicos”. Em seguida, os alunos revisaram as teorias já vistas na sala de aula e também cantaram uma música “O átomo” para fixar o conteúdo.