Aluno representa o Brasil em Olimpíada no Uruguai

O aluno do Colégio Brasilis, Rafael Charles Heringer Gomes, embarcou hoje (10) para o Uruguai rumo à Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Ele e outros quatro estudantes representarão o Brasil na competição. O evento se estenderá até o dia 17 de outubro e reunirá representantes de dez nações diferentes.

Além de Rafael, que representa Mogi das Cruzes, a equipe brasileira é composta pelos alunos Carolina Lima Guimarães, de Vitória (ES); Lucas Hagemaister, de Porto Alegre (RS); Romero Moreira Silva, de Itabira (MG); e Wagner Fonseca Rodrigues, de Belo Horizonte (MG). Os estudantes embarcaram nas primeiras horas da manhã, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, juntamente com os professores representantes do comitê organizador.

A Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) será realizada em Montevideo. A abertura oficial está prevista para ocorrer nesse sábado (11), quando também será realizada a primeira prova. A competição incluirá avaliações por equipes e individuais. A divulgação dos resultados e a premiação ocorrerão em 16 de outubro.

O aluno Rafael Charles Heringes Gomes foi classificado para participar da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica após ter realizado uma série de provas das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA) em 2013. Ele competiu com cerca de 800 mil alunos de todo o país e, ao final, conseguiu o sexto melhor desempenho nacional.

A expectativa de Rafael é ajudar o Brasil a conseguir um bom resultado na competição. “Pretendo me esforçar bastante durante as avaliações, aplicando todo o conhecimento adquirido no processo preparatório. Estou visando à obtenção de um bom desempenho para o país”, disse o aluno.

A diretora pedagógica do Colégio Brasilis, Heloisa Melo, comenta a conquista do aluno. “O Colégio Brasilis incentiva todos os estudantes a participar de provas e competições nas mais diversas áreas de conhecimento. Resultados positivos como esse, alcançado pelo aluno Rafael Charles Heringer Gomes, são reflexo de um ensino forte e de uma excelente base acadêmica”.

Histórico

Em agosto de 2014, o aluno Daniel Charles Heringer Gomes, irmão gêmeo de Rafael, participou da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, realizada na Romênia. A equipe brasileira competiu com dezenas de países e conseguiu o segundo lugar geral – que historicamente foi o melhor resultado do Brasil na competição.