Aluno recebe ouro em Olimpíada no Uruguai

O aluno do Colégio Brassilis, Rafael Charles Heringer Gomes, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astrofísica, realizada no Uruguai na última semana. Ele foi o aluno com maior número de premiações na competição, que reuniu representantes de oito nações diferentes nesse ano de 2014.

O aluno Rafael Charles Heringer Gomes fez parte da equipe de cinco estudantes brasileiros que participaram da Olimpíada. Ele ganhou a medalha de ouro pela classificação geral (que consiste na soma e porcentagem de todas as provas realizadas durante o evento) e também foi premiado por realizar a melhor prova teórica individual, melhor prova teórica coletiva e o melhor lançamento de foguete.

Além de Rafael, que representou Mogi das Cruzes, participaram da equipe os alunos Romero Moreira Silva (MG), Wagner Fonseca Rodrigues (MG), Carolina Lima Guimarães (ES) e Lucas Hagemaister (RS). Juntos, os cinco estudantes conquistaram três medalhas de ouro e duas de prata. Esse foi o melhor desempenho já registrado por uma única equipe em toda a história da competição.

A Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astrofísica foi realizada entre os dias 10 e 17 de outubro na cidade de Montevidéu. Os alunos realizaram uma prova teórica individual, uma prova teórica coletiva, um lançamento de foguetes e ainda duas provas observacionais. Os resultados foram divulgados no último dia do evento, quando os alunos receberam as premiações.

De volta ao Brasil, o aluno Rafael Charles Heringer Gomes já retomou as aulas no Colégio Brasilis. Ele comentou a importância de participação no evento. “A experiência foi excelente, tanto pela realização das provas quanto pelo passeio. Eu pude conhecer outro país e interagir o tempo todo com pessoas de outras culturas”, destacou.

A diretora pedagógica do Colégio Brasilis, Heloisa Melo, comenta a conquista do aluno. “O Colégio Brasilis incentiva todos os estudantes a participar de provas e competições nas mais diversas áreas de conhecimento. Resultados positivos como esse, alcançado pelo aluno Rafael Charles Heringer Gomes, são reflexo de um ensino forte e de uma excelente base acadêmica”.

Histórico

Em agosto, o aluno Daniel Charles Heringer Gomes, irmão gêmeo de Rafael, participou da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, realizada na Romênia. A equipe brasileira competiu com dezenas de países e conseguiu o segundo lugar geral – que historicamente foi o melhor resultado do Brasil na competição.

No dia 14 de outubro, Daniel foi homenageado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, durante a abertura da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SCNT 2014), em Brasília. Outros sete estudantes brasileiros foram homenageados na ocasião, por terem sido destaque em competições internacionais.