Aluno do Colégio Brasilis embarca para a Romênia

O aluno do Colégio Brasilis, Daniel Charles Heringer Gomes, embarcou na tarde de hoje (29) para a Romênia, rumo à Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). Ao lado de mais quatro estudantes brasileiros, ele vai representar o país na competição internacional, que ocorrerá entre os dias 2 e 10. Participarão do evento mais de 200 estudantes de 39 nacionalidades diferentes.

Além de Daniel Charles Heringer Gomes, que é de Mogi das Cruzes, a equipe brasileira será composta pelos alunos Allan dos Santos Costa (Bauru, SP), Daniel Mitsutani (São Paulo, SP), Felipe Vieira Coimbra (Teresina, PI) e Pedro Guimarães Martins (Belo Horizonte, MG). Todos embarcaram juntos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, juntamente com professores representantes do comitê organizador do evento no Brasil.

Familiares de Daniel e representantes do Colégio Brasilis compareceram ao aeroporto para a despedida. A diretora pedagógica do Colégio Brasilis, Heloisa Melo, desejou boa sorte ao aluno. “Daniel estuda no Colégio Brasilis desde os cinco anos de idade e aqui recebeu toda a base para um excelente desempenho acadêmico. Temos muito orgulho dessa conquista, de participação em uma importante competição internacional, e desejamos que ele retorne com bons resultados”.

A abertura da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) ocorrerá em 2 de agosto e as competições serão iniciadas já no dia seguinte. Serão realizadas provas teóricas e práticas, que incluirão análise de dados e observação do céu (tanto com equipamento quanto a olho nu). No dia 10 de agosto haverá a cerimônia de encerramento, com divulgação dos resultados e distribuição das medalhas individuais e por equipes.

A expectativa de Daniel é de ajudar o Brasil na conquista de um desempenho positivo. Ele ainda destaca a importância de participação em uma olimpíada internacional: “Estou estudando bastante para as provas, então acho que vou conseguir bom resultado. Além disso, ainda terei toda a experiência de participar de um evento com alunos de diversos países, e assim conhecerei pessoas com interesses semelhantes aos meus”.

Histórico

O aluno Daniel Charles Heringer Gomes  e seu irmão gêmeo, Rafael Charles Heringer Gomes, participaram da primeira etapa de provas das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA) em 2013, competindo com cerca de 800 mil estudantes de todo o país. Mil adolescentes foram classificados para a etapa seguinte, composta por testes online. Daniel e Rafael ficaram entre os cem alunos com melhor desempenho e foram convocados para uma prova presencial, realizada em Barra do Piraí, já em março de 2014.

Um total de 52 estudantes compareceu à seletiva final e participou de quatro dias de estudos e provas. Daniel obteve o segundo melhor resultado e foi classificado para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), na Romênia. Rafael ficou em sexto lugar e participará da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), prevista para ocorrer no Uruguai, no mês de outubro.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *