Aluno do Colégio Brasilis é bronze na Olimpíada Brasileira de Física

O aluno do Colégio Brasilis, Paulo Henrique Santana Feijó, de 13 anos, é medalhista de bronze da Olimpíada Brasileira de Física 2014. O aluno da 8ª série do Ensino Fundamental ficou entre os 3.324 alunos do País, que haviam sido aprovados para a terceira e última etapa realizada pela olimpíada, cuja prova foi no dia 11 de outubro, na Universidade de São Paulo (USP).

Após seu desempenho, o aluno foi premiado com medalha de bronze, junto a outros 202 jovens da 8ª série, matriculados em diversas escolas do País. A olimpíada é organizada pela Sociedade Brasileira de Física.

Esta foi a primeira vez que o aluno participou desta modalidade. “Já havia feito provas para a olimpíada estadual, mas nunca passei da segunda fase. Quando soube que havia ganhado uma medalha, eu até achei que fosse da estadual. Mas quando vi que era da nacional, fiquei mais feliz ainda”, disse.

Paulo Feijó estuda no Colégio Brasilis desde 2008. Na 5º série, começou a se interessar mais pelas aulas de Física e Matemática. “Eu gosto muito de exatas, quero sempre continuar participando destas avaliações”, comentou.

O desempenho do aluno resultou numa mudança sobre como o conteúdo será explorado em sala de aula. “Nós já preparamos as turmas com exercícios que caem em universidades renomadas e todos apresentam um ótimo desempenho. Mas agora nós vamos, além de treinar estes exercícios teóricos exclusivos das olimpíadas, também trabalhar as atividades em laboratório que caem na terceira fase de seleção. O Paulo, por exemplo, é um aluno muito dedicado, e foi muito bem na prova prática. Vamos incentivá-lo com outras tarefas em nosso laboratório, assim como os demais alunos”,. Destacou a professora de Física, Cátia Cilene Rota.

Premiações

A medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Física não foi o primeiro prêmio do aluno. Em 2013, ele recebeu medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e medalha de bronze na Canguru Matemático sem Fronteiras, no ano passado.