Brasilis tem duas vereadoras estudantis em 2017

Duas alunas do Colégio Brasilis, Maria Luiza Araújo e Luiza Botelho, foram selecionadas para participar do Parlamento Estudantil 2017. Elas concorreram com centenas de estudantes das redes pública e privada de ensino e seus projetos foram classificados entre o melhores da cidade. O evento é promovido anualmente pela Câmara de Mogi das Cruzes para despertar em crianças e jovens o interesse pela cidadania e proporcionar a eles maior conhecimento sobre as funções do Poder Legislativo.

A aluna Maria Luiza Araújo, classificada como vereadora estudantil na categoria do Ensino Fundamental, apresentou um projeto de lei para criação de grupos de voluntários especializados em auxiliar o trânsito nos horários de pico, em locais próximos às escolas de Mogi das Cruzes. Na justificativa, ela aponta que o voluntariado poderá ser formado por aposentados, pais ou responsáveis dos alunos que darão apoio à entrada e saída das escolas. A ideia é que a legislação reduza os acidentes e, consequentemente, aumente a segurança dos pedestres nos arredores das unidades escolares do município.

Já Luiza Botelho foi selecionada para participar do Parlamento Estudantil na categoria do Ensino Médio. O projeto de lei apresentado por ela prevê a coleta de óleo de origem vegetal periódica em bairros do município por meio de veículos adaptados para tal procedimento. A ideia é que as ações sejam realizadas em parceira com a iniciativa privada. As empresas terão como contrapartida a vinculação de publicidade nos veículos coletores e o bônus resultante da destinação sustentável do material coletado.

A Câmara de Mogi das Cruzes divulgou os nomes dos 46 alunos selecionados para o Parlamento Estudantil 2017 no dia 31 de maio. Todos os participantes elaboraram projetos de lei com propostas de melhorias para o município. No dia 5 de junho, os alunos escolhidos participarão da cerimônia de diplomação no Plenário da Câmara, com a presença de autoridades. Em seguida, os vereadores estudantis conhecerão as dependências do Legislativo.

Nos dias 6 e 7 de junho, os alunos poderão acompanhar as sessões ordinárias, realizadas a partir das 15 horas. Já no dia 8, os trabalhos terão início com a posse oficial e eleição das mesas diretivas. Em seguida, serão realizadas as duas sessões ordinárias, uma por cada categoria, com a discussão e votação dos projetos de lei de todos os vereadores estudantis. Cada estudante terá direito de explicar e justificar seu projeto, que será avaliado e votado pelos demais. 

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *