Aluna é vereadora infantojuvenil em Mogi

A aluna do Colégio Brasilis Júlia Schiavi Thurler foi vereadora do Parlamento Estudantil 2016, promovido pela Câmara de Mogi das Cruzes entre os dias 6 e 10 de junho. Ela concorreu com centenas de estudantes de aproximadamente 50 escolas, das redes pública e privada, e teve seu projeto aprovado entre os 23 alunos selecionados na categoria infantojuvenil. Durante a realização do projeto, Julia teve a oportunidade de conhecer e vivenciar a realidade do Poder Legislativo.

As atividades do Parlamento Estudantil 2016 foram iniciadas no dia 6 de junho, quando houve a cerimônia de diplomação dos vereadores. A atividade contou com as presenças do presidente da Câmara, vereador Mauro Araújo, e do juiz da Vara da Infância e Juventude, Gioia Perini, além de vários vereadores. No mesmo dia, os alunos fizeram a votação para escolha da mesa diretiva, sendo que a aluna Julia Schiavi Thurler foi eleita primeira vice-presidente.

No dia 10 de junho, Julia retornou à Câmara para participar da a sessão ordinária do “Parlamento Estudantil 2016” na categoria infantojuvenil. Os alunos apresentaram seus projetos e tiveram a oportunidade de defendê-los na tribuna da Casa de Leis. Todas as propostas foram votadas e aprovadas pelos alunos participantes do projeto.

O projeto da aluna Júlia Schiavi trata do tema da acessibilidade e prevê construção de rampas de acesso nas ruas do município, assim como boa conservação de calçadas, de forma que facilite a locomoção dos pedestres e cadeirantes. “No problema da acessibilidade, o que mais chama atenção é que ocorre desrespeito a um dos direitos mais básicos da população, previsto na Constituição de 1988, que é o direito de ir e vir”, destacou.