As primeiras noções matemáticas são adquiridas ainda no início da infância, quando a criança aprende o valor das coisas que a cercam. Essa relação é construída principalmente por meio do manuseio de moedas, seja para comprar o lanche na escola ou para poupar em um cofrinho. Esse foi o tema de um projeto especial sobre o sistema monetário, desenvolvido pelos alunos do 3º ano C, na unidade de Cezar de Souza.
Durante as aulas de Matemática, a classe conheceu o sistema monetário brasileiro e suas principais características. Para colocar os novos conhecimentos em prática, os alunos fizeram a montagem de um minimercado em sala de aula. A atividade contou com a participação efetiva dos pais, que enviaram as embalagens de produtos alimentícios, de higiene pessoal e limpeza.
Toda turma se envolveu e ajudou na montagem do minimercado. Com espírito de equipe e colaboração, os alunos fizeram a separação e etiquetagem de cada um dos produtos. Depois de tudo pronto, as crianças foram à compras com dinheiro real. No momento dos pagamentos, alguns alunos negociaram os valores.
As crianças aprenderam quais produtos são indispensáveis e quais são supérfluos para a alimentação e como economizar no momento das compras. A atividade possibilitou que os alunos aprendam a usar o dinheiro e outras questões como, por exemplo, a pesquisa de preços e a importância de respeitar a vez nas filas.
Por meio do projeto, a classe aprofundou os conhecimentos matemáticos. A aula possibilitou abordagens sobre as quatro operações, sistema decimal de numeração, comparação, composição e decomposição.
UNIDADE I
Av. Braz de Pina, 1125
Vila Victória - Mogi das Cruzes/SP
Tel.: (11) 4793-9100
UNIDADE II
R. José Colela, 211
Alto do Ipiranga - Mogi das Cruzes/SP
Tel.: (11) 4723-8789
UNIDADE III
Av. Francisco Rodrigues Filho, 3.900
Cezar de Souza - Mogi das Cruzes/SP
Tel.: (11) 4723-7070
© Inspira Comunicação Integrada 2021
Colégio Brasilis
Deixe um comentário