APRENDENDO COM A NATUREZA: PORCO-ESPINHO

O movimento de pinça é um dos exercícios mais importantes para o desenvolvimento motor das crianças, principalmente quando se trata da coordenação motora fina, aquela que se utiliza dos pequenos músculos para realizar movimentos cotidianos mais delicados como escrever, pintar e recortar.

Os alunos da Educação Infantil da unidade III participaram de um projeto de estudo com um “porco-espinho” feito de garrafa pet, que incentivou a realização do movimento de forma lúdica.

Utilizando outros materiais recicláveis, como palitos de churrasco e prendedores de roupa, os alunos puderam colocar os espinhos no porquinho, e para trabalhar o movimento de pinça, retirá-los com prendedores de roupa. Além de praticarem a autonomia do movimento nessa atividade, eles puderam praticar a capacidade de concentração em tarefa específica, e exercitar habilidades interpessoais de cooperação ao realizarem o trabalho em dupla.