A artista símbolo do Modernismo brasileiro, Tarsila do Amaral, completaria 130 anos de vida em 2016. Para comemorar a data, a unidade do Colégio Brasilis em Cezar de Souza realizou um projeto especial em homenagem à pintora. As crianças do período Integral, Infantil IV e 1º ano do Ensino Fundamental conheceram um pouco sobre a vida e o legado da artista.
O trabalho de Tarsila do Amaral aborda muitos elementos da cultura brasileira. Para explorar o tema, os alunos utilizaram informações de livros e filmes. Eles estudaram com maior ênfase as telas denominadas “Os Operários” e “O Vendedor de Frutas”. A partir dessas obras, foram feitas releituras que resultaram em projetos visuais muito criativos.
As crianças do período Integral estudaram o quadro “O Vendedor de Frutas”, que mostra a figura de um homem transportando frutas dentro de um barco. A tela é famosa por, entre outras questões, valorizar elementos tropicais da cultura brasileira. Os alunos montaram um enorme painel e um barco em separado. Ao final, utilizando os elementos confeccionados, todos puderam simular que eram o vendedor de frutas dentro do quadro.
Os alunos do Infantil IV e do 1º ano concentraram-se na análise da tela “Os operários”. Eles aprenderam o que fazem os operários e sua importância. Também descobriram que, na época em que Tarsila pintou a obra, havia no país um forte movimento de reivindicação dos direitos desses trabalhadores. Usando esponja, tinta e recortes, eles montaram uma tela a reinterpretação da obra da artista.
Além de proporcionar aos alunos conhecimento sobre a obra de Tarsila do Amaral, o projeto também contribuiu para o desenvolvimento da coordenação motora e amplia o contato com as diversas formas de expressão artística.
UNIDADE I
Av. Braz de Pina, 1125
Vila Victória - Mogi das Cruzes/SP
Tel.: (11) 4793-9100
UNIDADE II
R. José Colela, 211
Alto do Ipiranga - Mogi das Cruzes/SP
Tel.: (11) 4723-8789
UNIDADE III
Av. Francisco Rodrigues Filho, 3.900
Cezar de Souza - Mogi das Cruzes/SP
Tel.: (11) 4723-7070
© Inspira Comunicação Integrada 2021
Colégio Brasilis
Deixe um comentário