Alunos simulam julgamento com base num caso fictício

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio protagonizaram uma experiência única com o projeto interdisciplinar Júri-Debate, um simulado de julgamento baseado em um caso fictício, mas com discussões e reflexões mais reais do que nunca.

 

O desafio? Se transformar em advogados, promotores, jurados, juiz(a), testemunhas e réu, assumindo papéis essenciais num tribunal de ideias, onde o que estava em jogo era a força dos argumentos oral e escrito, o pensamento crítico e o respeito à diversidade de opiniões.

 

Durante a preparação, os alunos mergulharam em leis e códigos morais, estrutura do debate e da oratória, práticas de fala com foco em dicção, postura e convencimento, e roteiros e construção de posicionamentos sólidos. Tudo isso para, no grande dia, mostrarem domínio, ética e responsabilidade no exercício da cidadania ativa.

 

Mais do que defender um lado, o objetivo era desenvolver autonomia intelectual, escuta ativa, senso de justiça, ética e cidadania, e protagonismo, competências indispensáveis para qualquer jovem que quer fazer a diferença no mundo.

 

Parabéns aos nossos estudantes que fizeram do júri simulado um verdadeiro espetáculo de argumentação, respeito e maturidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *