A história da matemática pode oferecer contribuições ao processo de ensino aprendizagem, aproximando os alunos do conteúdo e tornando o aprender mais produtivo. Para estimular e fixar a aprendizagem, os alunos do Ensino Fundamental participaram de um projeto de estudo com uso do Tangram.
O antigo jogo chinês consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Da China, o quebra-cabeça se espalhou por toda a Ásia, Europa e América, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de muitos outros tipos de brinquedos.
O projeto criado pelo Colégio Brasilis utilizou o Tangram como recurso pedagógico para desenvolver diversos conceitos matemáticos tais como áreas, figuras equivalentes, ângulos, arestas, vértices, etc. Na atividade interdisciplinar, os alunos puderam estabelecer relação entre Matemática e Artes Visuais, explorando o manuseio e a observação das figuras geométricas, diferentes possibilidades de uso de cores e apreciação de história.
Para iniciar as atividades, as classes assistiram a um vídeo sobre a história do Tangram. Em seguida, as crianças confeccionaram seus próprios jogos e realizaram atividades práticas de montagem. Os alunos montaram as mais diversas figuras com as peças do quebra-cabeça.
Lenda
O Tangram existe há muitos séculos no Oriente, mas não se sabe ao certo a data de seu surgimento. Segundo a lenda chinesa, um imperador quebrou um espelho e, ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas figuras com seus cacos.
UNIDADE I
Av. Braz de Pina, 1125
Vila Victória - Mogi das Cruzes/SP
Tel.: (11) 4793-9100
UNIDADE II
R. José Colela, 211
Alto do Ipiranga - Mogi das Cruzes/SP
Tel.: (11) 4723-8789
UNIDADE III
Av. Francisco Rodrigues Filho, 3.900
Cezar de Souza - Mogi das Cruzes/SP
Tel.: (11) 4723-7070
© Inspira Comunicação Integrada 2021
Colégio Brasilis
Deixe um comentário