Exposição Osmar Santos no Colégio Brasilis

Até o dia 1º de abril, as telas do ex-narrador esportivo Osmar Santos, conhecido como “O Pai da Matéria” estarão expostas no hall de entrada da unidade II do Colégio Brasilis. A mostra faz parte do projeto "O Artista da Escola".  Osmar fez muito sucesso nos anos 80, quando começou a narrar jogos de futebol e, posteriormente, também atuou como locutor dos comícios da campanha política de 1984 pelas Diretas Já!, além de ser o primeiro narrador  em rede nacional da Copa do Mundo, em 1986.

Nesta quarta-feira, o artista participou da abertura da exposição, respondendo perguntas dos alunos, distribuindo autógrafos e tirando fotos. (CONFIRA GALERIA)

O projeto “Artista na Escola” foi concebido em 2008 com as intenções de valorizar a cultura local e incentivar o interesse dos alunos pelos mais variados segmentos das artes. Graças à iniciativa, passaram pelo Colégio Brasilis importantes representantes da comunidade artística mogian como Nerival Rodrigues, Lúcio Bittencourt, Akinori Nakatani, Paulo Seccomandi, entre outros.

História
Osmar Santos nasceu em 28 de julho de 1949 em Osvaldo Cruz, interior paulista, cidade em que conduziu seu destino ao sabor das ondas do rádio. Começou a trabalhar aos 13 anos, numa rádio do município, passando por Marília (SP). Em 1973 chegou à cidade de São Paulo, através da Rádio Jovem Pan. Em 1977 foi para rádio Globo, onde realizou sua primeira narração esportiva na emissora, durante a final do Campeonato Paulista daquele ano. Em 1986, foi o 1º narrador da TV Globo durante a Copa do Mundo, no México.

Formado em Educação Física, Administração e Comunicação, foi a voz oficial do movimento para restabelecer a democracia, conhecido como "Diretas Já", em 1984.

Dez anos depois, Osmar se envolveu em um acidente na BR-153, próximo a cidade de Getulina, que o deixou gravemente ferido. Com a fala prejudicada, precisou encerrar sua carreira como narrador esportivo mais conhecido do rádio brasileiro. Há 12 anos, Osmar nos permite apreciar sua nova forma de comunicação, através de suas obras de arte.

Trabalho artístico
Com 12 anos dedicados à pintura de telas, Osmar já expôs em diversas cidades do País, como Três Corações, em Minas Gerais, onde realizou a mostra "Telas do Pai da Matéria na Terra do Rei Pelé", que contou com a presença do rei do futebol. Também expôs na Capital Paulista durante a expo itinerante no Metrô de São Paulo em quatro estações: Sé, Vila Madalena, Santana e Estação Largo Treze.

Muitos quadros de Osmar Santos fazem parte das coleções pessoais de personalidades conhecidas no Brasil como o apresentador de TV Fausto Silva (Faustão), o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o jogador de futebol Ronaldo Nazário, o Ronaldo Fenômeno e o publicitário Washington Olivetto.