Em Geometria, crianças recriam obra de arte

O alemão Josef Albers, falecido em 1976, é reconhecido em todo o mundo como um dos grandes nomes da arte e do design. Ele é o autor das obras intituladas "Homage to the Square", ou “Homenagem ao quadrado”. Na série de pinturas abstratas, o artista utiliza seus vastos conhecimentos técnicos e acadêmicos no campo das Artes para criar surpreendentes efeitos visuais nas telas, a partir da utilização de cores, linhas e reflexo da luz.

Os alunos que cursam o 4º ano B do Ensino Fundamental na unidade de Cezar de Souza aprenderam sobre a importância artística de Josef Albers. Eles conheceram a série "Homage to the Square" durante as aulas da disciplina de Geometria. Utilizando os conhecimentos sobre quadriláteros, as crianças realizaram uma releitura da obra.

De forma lúdica e divertida, os alunos usaram a arte para aumentar seus conhecimentos sobre as formas geométricas. Utilizando materiais como papel colorido, cola, tesoura e régua, cada criança fez uma colagem com sobreposições de quadrados, criando sua própria versão da obra do artista alemão. Todos usaram a criatividade durante a atividade e confeccionaram trabalhos caprichados.