Pequenos aprendem educação para o trânsito

A conscientização sobre a importância de respeito às leis de trânsito deve ocorrer desde a infância. Isso é fundamental para a formação de motoristas mais conscientes no futuro. O Colégio Brasilis aborda o tema junto às classes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

Para comemorar a Semana Nacional do Trânsito, as crianças da unidade III participaram de um projeto de simulação do tráfego em uma cidade, com veículos, motoristas, pedestres, semáforos e guardas de trânsito. Os pequenos deviam obedecer a sinalização para que todos pudessem trafegar de forma harmônica.

Os alunos puderam aprender sobre o significado das cores do semáforo e também descobriram que há diferentes tipos de placas de trânsito (placas de Regulamentação, placas de Advertência, placas de Indicação). Eles ainda entenderam as funções de um guarda de trânsito e analisaram quais são as atitudes seguras para os pedestres.

Durante a atividade, as classes analisaram atitudes positivas e negativas no trânsito. Dessa forma, identificaram valores e comportamentos que impactam na vida das pessoas, como a paciência, solidariedade, tolerância e respeito, de forma a melhorar a convivência das pessoas no trânsito.

A aula lúdica permitiu que os pequenos fiquem atentos às regras e ao comportamento que devem ter em situações do cotidiano, seja na hora de passear com os pais, atravessar a faixa de pedestres, andar de transporte público ou até mesmo brincar na rua. 

CNH

Para complementar o projeto, as crianças também realizaram atividades em sala de aula sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Eles confeccionaram uma Carteira de Habilitação Infantil e a levaram para casa, informando que estão aptos a advertir os adultos que eventualmente venham a cometer uma infração.