Jogo de Batalha Naval na aula de Geografia

Aprender sobre coordenadas geográficas fica ainda mais divertido com o jogo de Batalha Naval. Alunos do Ensino Fundamental da unidade III do Colégio Brasilis trabalharam o tema em sala de aula durante um projeto de estudo. Eles formaram duplas para jogar um contra o outro e assim compreender melhor conceitos geográficos como latitude e longitude.

A Batalha Naval é um clássico que a maioria das pessoas já jogou ou conhece, no entanto, o que muitos não sabem, é que o jogo é estratégico e envolve localização através das coordenadas geográficas. Nele, é trabalhada a longitude e a latitude, pois a principal meta é localizar os navios inimigos e destruí-los. Para isso, é necessário construir uma estratégia através do uso das coordenadas.

Os alunos aprendem que a Geografia passa a ser utilizada para o conhecimento territorial através dos recursos cartográficos. É necessário que o jogador conheça o território do oponente, para que possa avançar.

O jogo permite também fazer uma analogia com o próprio globo terrestre e mostrar para os estudantes que as coordenadas utilizadas possibilitam localizar qualquer ponto na Terra.