PALESTRA VIRTUAL COM SHIRLEY SOUZA

Shirley Souza é uma consagrada escritora brasileira, autora de +50 livros infantis e juvenis. Em 2008 ganhou o Prêmio Jabuti de Livro Juvenil por sua obra "Caminho das pedras" e o Prêmio Jóvenes del Mercosur (na Argentina) pelo livro "Rutina (nada normal) de una adolescente in crisis".

O contato de Shirley com nosso Colégio começou em 2019, quando seu livro “Mundo Real Chamando” foi objeto de estudo em nossas salas de aula e resultou em um encontro pessoalmente com a escritora, que realizou palestras em nossas unidades.

Na última segunda-feira a visita aconteceu novamente, só que agora de maneira virtual. Ela falou com os alunos do Fundamental II sobre o livro que estão lendo “Um Caso Muito Sujo”, que se trata de uma obra completamente interativa, na qual o leitor tem que tomar decisões importantes junto ao protagonista Zé Paçoca.

As professoras responsáveis pelo projeto, Igina Avona e Érica Andrade prepararam tudo com muito carinho e dedicação e explicaram que o tema da conversa foi super especial: “Nossa escola é a que mais gosta de ler em Mogi das Cruzes, abordamos com a Shirley a importância da leitura na vida dos nossos alunos, que ler também é um lazer e que não precisa ser realizado apenas por obrigação”.

As turmas do Ensino Fundamental II se reuniram com a escritora durante uma manhã inteira e discutiram, além do livro estudado, gêneros literários, universo dos games e muito mais. Shirley também compartilhou algumas curiosidades com eles e os motivou: “Não existe quem não gosta de ler, mas quem ainda não encontrou a leitura que lhe agrada. Você deve começar pelo o que te interessa: games, diários, histórias em quadrinhos”, completa Shirley.

Vários alunos tiraram suas dúvidas sobre a carreira de escritor e foram muito motivados por Souza, que afirmou: “Se você gostar do seu trabalho, a segunda-feira nunca será chata, eu sempre quis trabalhar escrevendo e desenhando”.

Ao final de cada encontro, um de nossos alunos fazia um agradecimento especial a Shirley, que se mostrou muito grata também pelos momentos compartilhados.

Foi uma manhã repleta de conhecimento e alegria, mergulhando no universo fascinante e enriquecedor da leitura e escrita.