Projeto aborda criação de inventos para o campo

Os alunos do quarto ano do Ensino Fundamental realizaram um projeto especial para a disciplina de Geografia. As crianças aprenderam em sala de aula sobre as características dos municípios e conheceram as diferenças sobre as zonas urbana e rural. A partir do conteúdo, elas foram estimuladas a pensar sobre a vida do trabalhador rural e desenvolver um invento dentro do tema.

O projeto teve a intenção de reforçar o conteúdo da apostila e conscientizar os alunos acerca do trabalho rural. Eles identificaram a importância do Setor Primário (agricultura, pecuária e extrativismo) na economia de um município, valorizando todos os tipos de trabalho.

Utilizando materiais recicláveis, os alunos foram desafiados a inventar ou reproduzir uma ferramenta, objeto e/ou utensílio que pudesse facilitar o trabalhador no campo. Os trabalhos foram desenvolvidos em casa, com a ajuda dos pais. Os pequenos usaram a imaginação e desenvolveram idéias excelentes!

Entre os inventos estavam ferramentas como pás e enxadas, além de equipamentos mais sofisticados como tratores e outras máquinas utilizadas no campo. Todos os alunos fizeram a apresentação dos trabalhos em sala de aula. Posteriormente, os trabalhos foram expostos na escola para apreciação dos pais.