MEC divulga datas do ENEM 2019

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas em 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou as datas na tarde de quarta-feira, dia 27 de fevereiro. Também estão definidas as datas da solicitação de isenção e justificativa de ausência no Enem 2018 (1 a 30 de abril), e o período de inscrição (6 a 17 de maio). Já o edital do Enem 2019 será publicado em março.

As notas do Enem permitem ao estudante se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema informatizado do MEC que condensa as vagas de universidades públicas de todo o país. No caso de o aluno optar por universidades privadas, o Enem é necessário para acessar as modalidades de financiamento ofertadas pelo Governo Federal. Para concorrer a uma das bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni), por exemplo, é necessário que o candidato tenha obtido nota mínima de 450 pontos no Enem e não tenha zerado a redação. O ProUni oferece bolsas que variam de 50% a 100%.

Exterior – A nota do Enem permite, também, aos jovens estudar no exterior. Mais de 30 instituições de ensino superior de Portugal, como a pioneira Universidade de Coimbra, utilizam o exame como forma de selecionar brasileiros. Essa possibilidade foi aberta graças a um convênio firmado pelo MEC com aquele país, fazendo com que até o ano passado já fossem aprovados quase 2 mil estudantes.

Para outras informações, acesse o site do MEC: portal.mec.gov.br