Material concreto para estudar dezenas e numerais

Usar materiais que ajudam a compreender o conteúdo de forma prática é importante para os alunos, principalmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Nas aulas de Matemática, as crianças usaram palitos para desenvolver algumas atividades de dezenas e numerais.

Para enriquecer e ampliar o conhecimento, alunos foram para a área de convivência do colégio e realizaram exercícios com a ajuda dos palitos. Primeiro, eles fizeram agrupamentos de 10 em 10. Depois, receberam folhas para completar os espaços com dezenas e unidades correspondentes aos materiais.

Outra atividade foi realizada com alunos em sala de aula. As crianças pintaram os palitos com cores diferentes, identificando números ímpares e pares. Por fim, colaram o material em ordem decrescente na folha de atividades.

Desta forma, foi possível compreender melhor o sistema de numeração decimal!