Festas brasileiras animam aulas de história

Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, da unidade I, participaram de aulas especiais sobre as festas tradicionais brasileiras. O conteúdo faz parte da disciplina de História, em sequência  ao estudo sobre manifestações culturais e tradições do Brasil. Ao final das atividades, as turmas recriaram a festa do Bumba Meu Boi, de grande importância para o folclore nacional.

As classes aprofundaram os conhecimentos sobre as raízes e características do Carnaval, Festa Junina, Congada e Bumba Meu Boi.  As festas abordadas são uma amostra da diversidade das manifestações culturais existentes no Brasil e indicam as influências dos costumes de outros países na cultura nacional.

As estudar as festas, os alunos puderam compreender também os comportamentos, crenças, histórias, entre outras singularidades existentes na nação. Eles ainda identificaram as manifestações regionais presentes em cada festividade, expandido o conhecimento cultural acerca do país, bem como o respeito aos principais hábitos folclóricos presentes entre o povo brasileiro.

Para o fechamento do conteúdo, os alunos reproduziram a festa nortista e nordestina do "Boi Bumbá", com ênfase no Festival de Parintins, que ocorre anualmente em espaço chamado bumbódromo. Os alunos também conheceram a história que dá sentido à festa e suas etapas de apresentação ao público, bem como os personagens que são muito valorizados neste festival.

Durante a atividade, as turmas puderam interagir com uma representação do “Boi Bumbá”, feita de sucata e material reciclável, e aprenderam as músicas tradicionais dessa festa. As aulas foram bastante divertida, cheias de cores e de alegria!