Experimento prático simula circuitos elétricos

As turmas do 4°ano A1 e A2, da unidade I, realizaram um projeto especial sobre eletricidade. Os alunos aprenderam a importância da eletricidade e participaram de um exercício prático para simulação dos circuitos elétricos. A atividade foi desenvolvida durante as aulas de Ciências.

As turmas descobriram que a eletricidade é um ramo da ciência que estuda os fenômenos elétricos,  entre eles a energia elétrica, as cargas elétricas e as leis de repulsão e atração. As crianças também aprenderem que, no Brasil, a principal fonte de energia elétrica é a usina hidrelétrica, que utiliza o movimento das águas para mover grandes geradores e enviar a energia até as casas.

Para fechar o projeto, as turmas desenvolveram o experimento prático, que integrou as disciplinas de Ciências e Computação. Utilizando materiais simples como madeira, fios, pilhas e lâmpada, eles fizeram a simulação do circuito elétrico (aberto e fechado) e entenderam melhor seu funcionamento.

Por meio da experiência, os alunos observaram o caminho percorrido pela corrente elétrica, geralmente formada por geradores, chaves, equipamentos elétricos e fios condutores. Todos os circuitos funcionaram adequadamente, fazendo que com que as lâmpadas fossem acesas.