Colégio tem 8 alunos no Parlamento Estudantil

O Colégio Brasilis teve oito alunos selecionados para o Parlamento Estudantil 2018, uma iniciativa da Câmara de Mogi das Cruzes que visa à aproximação de crianças e adolescentes com o Poder Legislativo. Os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio apresentaram projetos de lei para o município. No total, 46 trabalhos das redes pública e privada foram selecionados para participar do Parlamento.

A Câmara de Mogi informou que, para seleção dos participantes, as propostas foram avaliadas segundo critérios de criatividade, originalidade e pertinência, respeito ao formato de Projeto de Lei, correção gramatical, concisão e clareza. O Colégio Brasilis teve selecionados três alunos do Ensino Fundamental e cinco do Ensino Médio.

Os estudantes foram diplomados na última segunda-feira, dia 22, no plenário da Câmara e ainda participaram de uma reunião sobre os ritos legislativos e a composição da Mesa Diretiva de cada categoria. As sessões ordinárias dos vereadores infantojuvenis e dos vereadores jovens ocorrerão, respectivamente, nos dias 25 e 26 de outubro, a partir das 14h30, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 60.2 UHF e canal 7 da NET).

Durante as sessões, estudantes terão a oportunidade de apresentar e defender seus projetos de lei. As propostas poderão ser avaliadas pelos vereadores mogianos e, eventualmente, inspirar futuras leis para a cidade. Os alunos do Colégio Brasilis apresentaram propostas nas mais diversas áreas, incluindo Educação, Cultura, Saúde, Meio Ambiente, Proteção Animal, entre outras.

Confira abaixo quem os temas dos projetos apresentados pelos alunos do Colégio Brasilis:

Ensino Fundamental

1 – Projeto dispõe sobre a criação de um aplicativo gratuito de avisos sobre eventos, campanhas e atividades da cidade de Mogi das Cruzes.

2 – Projeto dispõe sobre a obrigatoriedade de instituição de hortas sustentáveis nas escolas de Ensino Fundamental das redes pública e particular de Ensino, no município de Mogi das Cruzes.

3 – Projeto dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais (bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e similares) incluírem nos seus cardápios alimentos isentos de glúten e lactose.

Ensino Médio

1 – Projeto dispõe sobre a instituição da Semana de Prevenção ao Suicídio de Jovens, desencadeados por bullying, depressão, violência sexual e uso de drogas e álcool.

2 – Projeto dispõe sobre a construção de clínicas médicas de reabilitação e atendimento especializado de obesidade e de doenças decorrentes de obesidade.

3 – Projeto dispõe sobre a fixação de multa para veículos com emissão excessiva de fumaça e criação de programa de conscientização sobre os prejuízos causados ao Meio Ambiente e à saúde dos cidadãos.

4 – Projeto dispõe sobre a instituição de movimento jovem de incentivo à doação de sangue, de forma que os serviços públicos do município não fiquem desfalcados.

5 – Projeto dispõe sobre a instituição de programa de controle de abandono de animais nas ruas do município de Mogi das Cruzes.