Chocolate é utilizado em aula especial sobre frações

As frações estão constantemente presentes no dia a dia das pessoas, basta prestar atenção para identificá-las! Foi com essa intenção que os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental começaram a analisar, por exemplo, as fatias de pizza divididas no jantar em família ou o pacote de biscoitos que levam para o lanche da escola e, muitas vezes, compartilham igualmente entre os amigos.

Foi a partir dessas situações que os alunos da unidade I começaram a entender o conceito de fração. A abordagem de aprendizado motivou as crianças no desenvolvimento da ideia de repartição em partes iguais. Assim, de maneira lúdica e contextualizada, foram construídos os conceitos de numerador e denominador.

O principal recurso didático dessa aula foi simplesmente delicioso! As crianças puderam dividir uma barra de chocolate de diversas formas e, ao final, saborearam frações de vários sabores diferentes. A atividade estimulou o conhecimento matemático, incentivou o compartilhamento, aguçou o sentido do paladar e ainda proporcionou a confraternização entre os alunos!