Brasilis lança concurso de Pêssankas 2019 no Facebook

O que é pêssanka?

A pêssanka é um ovo oco, de qualquer ave, escrito à mão, em que os desenhos representam bons desejos à pessoa presenteada. Inicialmente, os ucranianos faziam pêssankas para comemorar a primavera, e com o início do Cristianismo, a tradição se adaptou e passou a simbolizar o período pascoal.

Trata-se de uma arte milenar que surgiu na Ucrânia e hoje é repetida em diversas partes do mundo, representando a vida, a saúde e a prosperidade. No Colégio Brasilis, o projeto é desenvolvido anualmente como parte das comemorações à páscoa.

No Colégio Brasilis, os alunos conhecem a tradição durante as aulas da disciplina de Arte. Com orientação da professora, as classes aprendem todo o passo a passo de confecção das pêssankas, que vai desde o esvaziamento e limpeza dos ovos e até a decoração final.

Os alunos do Ensino Fundamental II confeccionaram as pêssankas durante as atividades da disciplina de Artes. Para reconhecer os melhores trabalhos, o Colégio Brasilis lançou hoje o "Concurso de Pêssankas 2019". Todas as turmas do Ensino Fundamental II participam do evento, havendo competições separadas para as unidades II e III.

As pêsankas selecionadas para o concurso passam, a partir de agora, para avaliação do público. O Colégio Brasilis publicou dois álbuns de fotos em sua página no Facebook, sendo um para a unidade II e o outro para a unidade III. Cada imagem está identificada com o nome do aluno autor do projeto.

As fotografias que receberem o maior número de curtidas, em cada álbum, vencerá o concurso. A votação será encerrada no dia 18 de abril, às 9 horas. O resultado será divulgado no próprio Facebook. Os dois alunos vencedores receberão prêmios especiais em comemoração à páscoa.