Aula de Geografia aborda o trabalho no campo

O 4º ano D, da unidade de Cezar de Souza, realizou um amplo debate sobre a vida e o trabalho no campo. A atividade fez parte das aulas de Geografia. Após a discussão teórica do assunto, os alunos reproduziram equipamentos e ferramentas utilizados na produção rural. Para confecção dos projetos, as crianças utilizaram material reciclável e muita criatividade!

A classe estudou o campo sob a perspectiva do trabalho e da sua relação com a cidade. Também foi abordada a questão do trabalho infantil, com apresentação da legislação e ponderações sobre a importância de cumprimento da mesma.

As aulas ainda abordaram o papel das novas tecnologias no campo, com discussões sobre os pontos positivos desses avanços e suas desvantagens para o trabalhador e para o meio ambiente. Dessa forma, as crianças aprenderam que toda inovação tecnológica está atrelada a impactos na vida do homem e no ambiente em que ele vive.

O projeto de estudo ainda abordou a prevenção à depredação do meio ambiente. As crianças aprenderam os conceitos de desenvolvimento sustentável, ecologia e sustentabilidade e puderam perceber que na atualidade esses temas são muito discutidos em diversos meios, inclusive na mídia e nas escolas.

Para finalizar as atividades, as crianças confeccionaram  um invento que facilite algum trabalho ligado ao campo a partir de materiais recicláveis. A atividade prática possibilitou maior entendimento da matéria estudada e ainda contribuiu para o desenvolvimento da criatividade dos alunos.