Alunos fazem experiências de vaporização da água

A água é encontrada na natureza em três estados físicos: líquido, sólido e gasoso. Ela sofre transformações por meio de processos denominados fusão, vaporização, solidificação, liquefação e sublimação.

Os alunos do Ensino Fundamental, da unidade III, estudaram o tema dentro do conteúdo da disciplina de Ciências. Eles realizaram um projeto de estudo para aprofundamento dos conhecimentos sobre ebulição e evaporação, que são formas de vaporização da água.

As crianças descobriram que a água sofre ebulição quando aquecida à temperatura de 100ºC. Para aprender o conteúdo na prática, a classe fez um delicioso chá com ajuda da professora. Todos tiveram a oportunidade de provar a bebida!

Para complementar a aula, os alunos ainda fizeram um experimento sobre evaporação, que consiste na transformação do estado líquido para o gasoso de forma mais lenta do que a ebulição. Durante o exercício, os alunos observaram o processo colocando um copo com água quente dentro de um saco plástico.