ALFABETO DIVERTIDO: DITADO MOLHADO

O ditado é uma das ferramentas mais importantes para aquisição da ortografia correta. Conhecido mundialmente não apenas como uma lição, mas também como um game divertido que muitas vezes toma proporções de concurso, a exemplo dos famosos “Spelling Bees” (abelhas que soletram) que começaram nos Estados Unidos e se espalharam ao redor do mundo.

Na fase de alfabetização das crianças, não é diferente, o ditado é um importante meio para que os pequenos adquiram familiaridade com o vocabulário da Língua Portuguesa. Foi assim que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Unidade I puderam praticar suas habilidades nesse novo ciclo de aprendizagem.

A partir do divertido “Ditado Molhado”, que teve por objetivo desenvolver e incentivar a leitura de forma dinâmica e participativa, os estudantes borrifavam água na palavra oculta, e assim que ela aparecia, faziam a leitura e soletravam para que os demais colegas pudessem registrar em seus cadernos. Atividades como essa estimulam não apenas o desenvolvimento ortográfico, como também, incentivam o aprendizado de maneira lúdica, fator que desperta o interesse e curiosidade das crianças pela matéria.


Mais do Colégio Brasilis